Wednesday, June 20, 2007

Buraka Som Sistema: De Portugal Para o Mundo

O projecto Buraka Som Sistema nasceu da necessidade de retratamento das mais profundas realidades musicais urbanas. A génese deste projecto surge do interesse pelo género musical conhecido como Kuduro. Adicionando a isto um mix shake onde o groove, as frequências sub graves, e os twisted synths se encontram, nasce um novo sub-género de música urbana, de origem portuguesa, o Kuduro Progressivo.
Trata-se de uma tentativa de fazer chegar a uma audiência mais vasta formas de criação musical que normalmente não saem das periferias dos grandes centros urbanos e ghettos.
Com evidentes raízes na música angolana, a música dos Buraka Som Sistema revela a música de uma segunda geração de africanos em Lisboa, influenciada pelo funk, o hip hop e o techno.

Depois do alarido causado pelas noites quentes que os Buraka Som Sistema têm proporcionado por Lisboa e um pouco por todo o pais, a banda prepara-se para actuar a 22 de Junho no festival de Glastonbury, no Reino Unido, que este ano terá uma audiência de quase 140 mil pessoas.
A 07 de Julho, os Buraka Som Sistema rumam ao festival de Roskilde, na Dinamarca, onde estão previstas actuações de nomes como Bjork, Red Hot Chili Peppers, Arcade Fire, Beastie Boys ou Cansei de Ser Sexy.

Antes destes dois concertos, os Buraka Som Sistema actuam no dia 04 de Maio no Fabric, em Londres, e no final do mês no festival Eurocultured de Manchester, também no Reino Unido, ao lado de Sara Tavares, dos Cool Hipnoise, de Mike Stellar e Sérgio Gomes.
Em Agosto passam pelo Festival Pantiero, em Cannes, França.


"Yah" é o mais conhecido dos temas do álbum, que integra ainda "Com respeito" ou "Wawaba".


No comments: