Sunday, August 19, 2007

Freedom Festival dá asas ao mito das "Drogas e o Trance"


Dezenas de pessoas foram detidas, por alegado tráfico de droga, na zona do festival de música electrónica Freedom Festival que está a decorrer desde quinta-feira na região de Elvas, Portalegre, disse hoje à Lusa fonte da GNR .
«Foram já efectuadas dezenas de detenções, alegadamente por tráfico de droga, na zona do festival, mas os resultados destas operações só devem ser divulgados segunda-feira», disse à Lusa a mesma fonte da GNR.

Na sexta-feira, segundo dia do Freedom Festival, uma mulher que frequentava o evento deu entrada no hospital de Santa Luzia, em Elvas, tendo sido depois transferida para o Hospital Distrital de Portalegre onde morreu.
De acordo com o médico que chefiava a equipa do banco de urgência do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, na sexta-feira à tarde, a mulher que frequentava o Freedom Festival, «foi assistida naquela unidade hospitalar e transferida depois para o Hospital Distrital de Portalegre, onde morreu».
A mesma fonte não revelou as causas da morte da mulher, indicando que só a autópsia determinará o motivo do óbito. Ainda segundo a fonte do hospital de Elvas, outras pessoas que frequentam o festival já receberam assistência naquela unidade hospitalar, mas apenas por «coisas ligeiras».

«Estamos a fazer o melhor que podemos e sabemos, e a zelar para que tudo decorra em conformidade, e não podemos responder pelos comportamentos e excessos das pessoas», afirmou. «Lamentamos algum incidente relacionado com o evento», disse a responsável pelas relações públicas do festival que acrescentou que a organização conta com um grupo de cerca de 400 pessoas, entre os quais 60 elementos de segurança e uma equipa da Cruz Vermelha Portuguesa, com três viaturas em permanência.
A mesma fonte das relações públicas do festival indicou ainda que algumas pessoas têm recebido assistência no posto de socorro da Cruz Vermelha instalado no local, devido entre outros motivos, «a picadas de escorpiões, insolações e problemas causados pelo terreno acidentado e com muitas pedras».

O Freedom Festival decorre desde quinta-feira junto à albufeira do Monte Chaminé, próximo de Elvas, e os organizadores esperam até ao final do evento, na segunda-feira, a presença de cerca de dez mil pessoas. A responsável pelas relações públicas do festival, rejeitou hoje, em declarações à agência Lusa, as responsabilidades da organização em relação a eventuais incidentes registados no âmbito do evento.

No comments: