Thursday, May 31, 2007

Electro é Funk de Boutique, diz DJ Marlboro


"É muita hipocrisia", desabafa o lendário DJ Marlboro. Pai do funk carioca, Fernando Luís Mattos da Matta, 39, se refere ao sucesso da passagem da DJ e cantora francesa Miss Kittin pelo Brasil. "Aconteceu o mesmo com a lambada, que teve de ser sucesso lá fora para ser reconhecida por aqui. Quem sabe o funk não tem a mesma trajetória?"
Passado, o gênero já tem. Criado em 1989, começou como os muitos filhotes da disco (hip hop, dancehall, house, tecno), em torno do quatro por quatro eletrônico e gritalhão executado pela dupla MC e DJ, que, no Rio de Janeiro, ganharam ares manhosos e gaiatos, típicos do comportamento da metrópole praiana.


Desde então o funk carioca não pára de se espalhar e ganhar território. Dos populares bailões ao "Planeta Xuxa", passando pelos gráficos e viscerais Proibidões até o estouro de Kelly Key, as suas dimensões apenas aumentam. Miss Kittin, sob esta lógica, é apenas mais um passo do gênero: "Esse funk disfarçado, de butique com os mesmo breakbeats e as mesmas BPM do funk - é apenas uma maneira que alguns DJs encontram para dizer que não tocam funk".

Montado no seu próprio império (a produtora Big Mix), Marlboro está orgulhoso dos seus feitos: "Entre CDs próprios, artistas que lancei, coletâneas internacionais e remixes produzidos, pode-se estimar que coloquei mais de 200 CDs no Mercado. Isso em vendas ultrapassa a marca dos 4 milhões de discos, certamente". Toca em três festas, além de passar por outras 12, agitando o que estima ser uma pequena multidão de 12 mil pessoas por fim de semana. Fora uma coluna semanal no jornal "O Dia", um portal na internet (www.bigmix.com.br), os 350 mil ouvintes por minuto no seu programa de rádio que é segundo na audiência da TV Bandeirantes.

Mesmo assim, Marlboro acha que o funk carioca ainda não se estabeleceu.
"Acho que só seremos realmente reconhecidos quando resolverem fazer um funkódromo, e quando as escolas fizerem concursos de funk para incentivar os mais novos a escrever e expor suas idéias".

Enquanto isso Dj Malboro irá aquecer muitos sitios com o seu funk carioca, com passagens rotineiras por Portugal, Inglaterra, entre outros, ...

1 comment:

Blogger said...

Are you paying more than $5 per pack of cigs? I'm buying high quality cigs from Duty Free Depot and I save over 60% on cigs.