Wednesday, January 23, 2008
A noite, a musica electronica e as drogas
Todos sabemos que todos os géneros de musica electronica, uns mais que outros, estão associados ao consumo de substancias ilicitas.
As pessoas podem reagir de formas diferentes, conforme a droga e o momento em que a tomam.
Aqui estão algumas dias dadas pela coordenadora nacional do projecto vida, Elza Pais-
Às vezes, as melhores noites acontecem sem estarem planeadas. Se sair com os amigos, conhecer gente, ouvir música, beber uns copos, dançar e, eventualmente, consumir substâncias faz parte da noite, é bom estar preparado para o fazer.
As drogas actuam em função da tua personalidade, disposição e do ambiente em que estás.
As pessoas podem reagir de formas diferentes, conforme a droga e o momento em que a tomam. Infelizmente, não há pastilhas de felicidade automática à venda! As drogas e o álcool podem dar uma sensação de satisfação ou felicidade, mas é sempre de curta duração. Se não te sentes bem contigo próprio ou em relação ao sítio para onde vais, não vão ser as drogas e o álcool a mudar as coisas.
Dá alguma atenção ao que vais vestir. Vais precisar de te sentir fresco no bar ou na discoteca e quente no regresso a casa.
Pensa no que tens de fazer no dia seguinte. Seria bom não teres nada importante...; podes estragar a noite a pensar nisso e, sobretudo, estarás demasiado ressacado e cansado para fazer qualquer coisa.
É importante ter confiança nas pessoas com quem sais, quer estejas sóbrio quer, particularmente, sob efeito de qualquer substância. Não é aconselhável sair sozinho e uma ressaca solitária pode ser depressiva. Tenta rodear-te dos teus amigos.
Se já saíste no último fim-de-semana e consumiste, pensa duas vezes antes de o voltar a fazer. O teu corpo e a tua cabeça podem ainda não ter completamente recuperado.
Em cada saída, podes divertir-te sem drogas.
Que meio de transporte vais utilizar para sair e para voltar para casa? É muito tentador levar o carro ou andar à boleia no carro dos amigos, mas o consumo de álcool e outras substâncias pode alterar as tuas percepções e a capacidade de conduzir veículos (motas ou carros). A percepção do que te rodeia e os tempos de reacção ficam alterados e descoordenados. Conduzir sob o efeito destas substâncias põe em risco a tua vida e a dos outros.. DROGAS
De uma forma genérica, podemos classificar as drogas em três grandes tipos: estimulantes, psicadélicas e depressoras. Mais adiante falaremos delas, dos seus efeitos e de como reduzir os riscos inerentes ao seu consumo.
Lembra-te que podes divertir-te e viver a noite sem consumir e sem te consumires! Mas, se o fizeres, deves estar bem informado porque, mesmo que saibas o que estás a tomar, há sempre um risco.
As pessoas são diferentes e reagem de diferentes maneiras a diferentes drogas, em diferentes momentos. O tipo de droga, a quantidade e a qualidade, o teu estado de espírito, o ambiente e a companhia, influenciam a experiência.
Retirado de:
http://www.aidsportugal.com/article.php?sid=626
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment