Monday, September 3, 2007
Trip Hop - Morte ou Renascimento?
Basicamente, o Trip Hop (também chamado de "música de Bristol", em referência à cidade da Inglaterra, onde o gênero surgiu) é música eletrônica em downtempo, marcada por downbeats e pelo uso de instrumentos convencionais e acústicos, sendo que essa é uma marca importante, que acaba personalizando cada grupo e/ou artista.
Trip Hop foi o nome usado pela revista Mixmag nos anos 90 para definir o álbum Maxinquaye, do artista Tricky. A história do Trip-Hop, assim como toda a música eletrônica, está ligada ao house, estilo que surgiu no começo da década de 80, quando diversos músicos dos EUA (especificamente de Chicago, Nova York e Detroit) resolveram refazer eletronicamente a música disco dos anos 70, fundindo com r&b, funk e soul, dando origem ao house.
O Trip-Hop surge quando alguns músicos resolvem que a música eletrônica não deve ser necessariamente upbeat (que fora usado até então), e passaram a criar em downbeat. Isso foi na Inglaterra, onde, na cidade de Bristol, um grupo chamado The Wild Bunch passou a criar sob essas diretrizes, dando origem ao Trip-Hop (ainda que o termo fosse surgir somente na década de 90). No final dos anos 80 o grupo se dissolve e alguns membros passam a formar o Massive Attack.
Entre outras mandas surgem os portished que ainda continuam a ser o "D.Sebastião" do genero, devido ao facto de não existir álbum novo desde...1997!! Uma das bandas de culto dos anos 90 continua a afirmar que vai lançar um disco, são sucessivas as notícias de que se terão juntado em estúdio, até já surgiu o rumor que o nome seria "Alien" (entretanto desmentido pela banda), no site do MySpace encontram-se alguns "esqueletos" ainda muito vagos do que já foi feito, mas o tão aguardado sucessor de "Portishead" teima em não chegar.
Tricky lançou "Back to Mine" em 2003 (um óptimo álbum, por sinal), mas desde essa altura que nunca mais ouviu falar dele. Goldfrapp deram uma guinada após "Felt Mountain" e decidiram ir para terrenos mais dançáveis e electrónicos e os Alpha Os Alpha mantêm-se muito underground na Inglaterra, continuando a fazer as suas músicas, que apesar de boas, nunca tiveram a capacidade de atingir um patamar mais alto.
A verdade é que dos nomes pioneiros do trip-hop, apenas os Massive Attack mantem a pedalada en quanto que os djs shadow e kid koala resolvem reascender a chama de vez em quando.
A projeção mediática de há anos atrás pode ter ido à vida,mas há muito boa gente que se está nas tintas para as luzes da ribalta e continua a regenerar o chamado trip-hop,sem preocupações.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment