Friday, July 6, 2007

Dj - A Evolução do Termo


Nos tempos primordios, ser dj, era apenas ser uma pessoa na radio que anunciava e punha a tocar as musica.

Hoje em dia, e segundo diversos factores, o termo dj significa muito mais. Significa apostar na creatividade da mistura e da originalidade da sua apresentação.

Um DJ tem a percepção musical de saber quais as musicas que possuem velocidades parecidas ou iguais, de forma que uma alteração em um ou dois por cento da velocidade permite com que o compasso das mesmas seja sincronizado e mixado, e o público não consiga notar que uma musica esta a acabar e a outra a começar.


Os instrumentos, esses podem ser muitos e podem ir desde mesas de mistura, a pratos ou cdjs ou mesmo computadores. O que importa mesmo é o resultado final e existe muitas tecnicas e estilos para o conseguir. Tipos de Djs ha muitos e cada um dedica-se a um ou mais estilos de musica electronica e por vezes a outros estilos fora deste circulo vicioso. É de salientar que ser dj é muito mais que um emprego, é um contacto muito proximo entra a divisão entre diversão e trabalho, é uma aproximação a musica.


Se a evolução do termo até os dias de hoje é notoria, o futuro irá extingui-lo. Termos como Media Jockey e Visual Deejay irão substituir o imortalizado disco jockey.

No comments: